Contabilidade para Médicos

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Quando falamos em contabilidade para médicos. Falamos da Lungattosilva especialista em contabilidade para médicos e clínicas médicas. Não tenha dúvidas, essa é a sua melhor opção!

Desse modo, preparamos um conteúdo sobre contabilidade para médicos. Vamos tirar algumas dúvidas que muitos médicos pessoa física e até clínicas médicas pessoa jurídica possuem. O que faz esses profissionais procurarem uma contabilidade especializada na área da saúde?

Você vai conferir algumas dúvidas frequentes que serão respondidas.

  • Médico pode trabalhar como MEI?
  • Médico precisa de contador?
  • Como pagar menos imposto como médico?
  • Vale a pena abrir um CNPJ Médico?

Contabilidade para médicos: Médico pode trabalhar como MEI?


É muito comum vários profissionais da saúde realizar essa pergunta. Mas, o médico NÃO pode ser MEI. Médicos são considerados uma profissão regulamentada assim como várias outras profissões.

 

O Micro Empreendedor Individual (MEI) foi criado para formalização de profissionais autônomos que não precisa de formação técnica. O médico para exercer sua profissão precisa ter ensino superior e ter registro no CRM (Conselho Regional de Medicina). E também como outros profissionais da área da saúde: Fisioterapeutas, Radiologistas, dentre outros.

 

Por esta razão, médicos e os profissionais da medicina não fazem parte da lista de atividades do MEI.

 

Médico precisa de contador?


Com certeza. Todo médico ou profissional da saúde precisa de um contador, sendo esse profissional pessoa jurídica e até mesmo o médico pessoa física. E claro, esse contador sendo especialista em contabilidade para médicos.

Um especialista em contabilidade para médicos vai te auxiliar na redução da carga tributária. Esse contador vai te trazer benefícios e vantagens, te entregando segurança e tranquilidade.

 

Atuando como um parceiro estratégico para seu negócio, cumprindo as exigências sempre dentro do prazo legal, reduzindo seus impostos e gestão de pessoas. 

 

Também é muito comum médicos e profissionais da saúde não terem uma gestão financeira eficiente. Sendo assim, uma contabilidade para médicos vai te auxiliar em todo processo do financeiro de sua clínica. 

 

É comum médicos misturarem as contas pessoais com a contas da clínica, isso é errado perante a lei. Com uma gestão financeira eficiente e com um especialista em contabilidade para médicos, isso não vai acontecer. 

 

O profissional pode fazer a terceirização do financeiro junto a um especialista em contabilidade para médicos. O serviço prestado por uma contabilidade especializada, vai oferecer a esses profissionais números precisos e relatórios personalizados de tudo que ocorre em sua clínica. Ajudando desta forma nas tomadas de decisões.

 

Como pagar menos imposto como médico?


O médico pode pagar menos impostos, podemos escolher entre os regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Assim, o imposto pago pelo médico vai levar em consideração alguns fatores como:

 

  • Regime Tributário
  • Faturamento Mensal
  • Faturamento Anual
  • Despesas com folha de pagamento

 


Médico no Simples Nacional


Todo médico pessoa jurídica poderá se enquadrar no Simples Nacional, mas somente a partir do ano de 2018 esses profissionais mudaram de anexo. Ficando enquadrados no Anexo 3 ou Anexo 5. Então vamos ver como ficou.

 

Para ser enquadrado no anexo 3, onde a alíquota começa em 6%, o médico vai precisar que sua folha de pagamento seja igual ou superior a 28% do seu faturamento. Essa divisão da folha de pagamento e faturamento é chamado de “Fator R”. Esse é o percentual que define se irá enquadrar no anexo 3 e pagar menos imposto.

 

Tabela de imposto anexo 3, conforme faixa de faturamento dos últimos 12 meses: Folha de pagamento igual ou superior a 28% do faturamento mensal.

 

Tabela de imposto anexo 5, conforme faixa de faturamento dos últimos 12 meses: Folha de pagamento inferior a 28% do faturamento mensal.

 

 

Então, veja a economia que você médico terá sendo enquadrado no anexo 3 do Simples Nacional. 

 

Médico no Lucro Presumido


Com um planejamento tributário específico em contabilidade para médico, será verificado se o Lucro Presumido é a opção mais econômica. Neste tipo de tributação você pagará entre 13,33% a 16,33%.

  • Você médico pagará de impostos federais (PIS, COFINS, CSLL e IRPJ): 11,33%.
  • E de imposto municipal (ISS): entre 2% a 5%, dependendo de onde sua empresa está localizada.

Agora no regime de Lucro Real, será mais interessante para clínicas de grande porte que faturam acima de 78 milhões por ano.

 

Contabilidade para médicos: Vale a pena abrir um CNPJ Médico?


Sim!! Com certeza é muito vantajoso Abrir um CNPJ médico. Uma grande vantagem de abrir CNPJ são as diferentes oportunidades que aparecem no mercado para esses profissionais. Então, vamos as vantagens de ter seu CNPJ médico.

 

Redução de impostos: Essa sem dúvida é a primeira grande vantagem de trabalhar como PJ médico. A diferença de carga tributária trabalhando como pessoa física e pessoa jurídica é bem onerosa. Pagando imposto de renda como pessoa física, a tributação chega em até 27,5%. Uma alíquota que um médico pode chegar facilmente devido ao faturamento.

 

Aumento de faturamento: o médico pode fazer sua própria escala de trabalho. Com isso, trabalhando em outros lacais e aumentando seu faturamento.

 

Oportunidades de negócios: Quando você abrir um CNPJ, assim como já comentamos acima, você poderá emitir nota fiscais para as empresas que você prestar serviço. Hoje empresas preferem trabalhar com médicos PJ, devido a carga tributária para os tomadores de serviço ser bem menor. 

 

Deseja mais informações do serviço de contabilidade para médicos? Ou pretende abrir um CNPJ e pagar menos impostos?

 

Entre em contato com a Lungattosilva Especialistas em Contabilidade para Médicos.  

 

Categorias

CNPJ para Médico plantonista

Hoje temos muitos médicos que trabalham como plantonista e frequentemente recebemos perguntas se o CNPJ para médico plantonista vale a pena. Na grande maioria dos

Leia mais »