Como abrir CNPJ para fonoaudiólogo?

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Você profissional da fonoaudiologia está pronto para abrir seu consultório? Se for um sim, vai precisar decidir primeiramente se vai trabalhar como pessoa física ou abrir um CNPJ para fonoaudiólogo.

E para tirar todas as dúvidas que você profissional possa ter, nosso time da Lungattosilva, especialistas em contabilidade para profissionais da saúde, montou este conteúdo exclusivo.

Este conteúdo especial vai mostrar todos os benefícios que você profissional terá, você vai entender como pagar menos impostos e mostraremos o passo a passo para gerir seu consultório fonoaudiólogo.

Vantagens de abrir CNPJ para fonoaudiólogo.

Vamos citar pra vocês algumas das vantagens de fazer uma abertura de CNPJ para fonoaudiólogo:

  • Economia nos impostos: Profissionais que trabalham como pessoa física recolhem até 27,5% de imposto de renda mensalmente por meio do carnê leão, agora você tendo um CNPJ poderá pagar por meio do Simples Nacional apenas 6%.
  • Pode fazer emissão de Nota Fiscal: Você profissional pode emitir Nota Fiscal, vai poder atender clientes que exigem esse documento, assim como hospitais.
  • Oportunidades de trabalho: Você trabalhando como Pessoa Jurídica, terá mais oportunidades, como consultórios e hospitais que preferem contratar PJ do que fonoaudiólogo como CLT.
  • Créditos bancários: Os serviços bancários são mais facilitados e com melhores taxas para profissionais com CNPJ para fonoaudiólogos, assim ajudando a investir em seu consultório.

Essas são somente algumas das vantagens do porque abrir um CNPJ para fonoaudiólogo.

Fonoaudiólogo pode ser MEI?

Com certeza existem algumas dúvidas como: Fonoaudiólogo pode ser MEI?

O MEI foi criado para incentivar a formalização de atividades e negócios que não contavam com qualquer tipo de formalização.

Porém o que nem todos profissionais sabem, é que o MEI, embora tenha um processo simplificado para quem está começando empreender, não é um modelo permitido para as atividades que são regulamentadas em Lei e fiscalizada por conselhos de classe como o CREFONO – Conselho Regional de Fonoaudiologia;

Fonoaudiólogo paga quanto de imposto?

Para definir quanto um fonoaudiólogo pagará de imposto, vai depender de alguns fatores como:

  1. Qual regime tributário? Simples Nacional ou Lucro Presumido
  2. Qual seu faturamento mensal?

Simples Nacional

Neste regime o fonoaudiólogo pode ser tributado:

  • No Anexo III, começando com uma alíquota de 6% sobre o faturamento.
  • No Anexo V, começando em uma alíquota de 15,50% sobre o faturamento.

No Simples Nacional existe essa diferença, porque temos a regra do Fator R, que um consultório que tem despesas com Pró-Labore e Folha de Salários igual ou superior a 28% do faturamento, poderá se enquadrar no anexo III, pagamento menos impostos. E as demais se enquadrando no anexo V com alíquotas maiores.

Importante: Apesar das tabelas mostrarem alíquotas maiores, temos as deduções, onde a maior alíquota efetiva para os fonoaudiólogos chega a 19,50%

Lucro Presumido

Agora, um fonoaudiólogo no Lucro Presumido suas alíquotas variam de 13,33% a 16,33% sobre seu faturamento mensal.

E como você profissional vai saber qual o melhor regime para seu consultório?

Pode ficar tranquilo que nosso time de especialistas da Lungattosilva, vai mostrar qual o regime mais econômico para sua realidade.

O maior benefício que você terá em abrir um CNPJ será a economia de impostos. Sem dúvida é melhor você pagar 6% de impostos no simples nacional, do que, até 27,5% de imposto de renda como pessoa física, como mostra a tabela abaixo.

Depois que abrir o CNPJ para Consultório, o que faço?

Depois da abertura de CNPJ para fonoaudiólogo, você profissional precisa ter atenção em algumas coisas importantes como:

Escolha da tributação: Será de extrema importância a escolha do melhor regime tributário para seu consultório, porque podemos fazer esta escolha somente no começa de cada ano, sendo que uma escolha errada, fará você pagar impostos desnecessários até o final do ano, não sendo possível a troca de regime.

Podemos enquadrar como falamos acima no regime Simples Nacional, Lucro Presumido e até Lucro Real. Normalmente quando o consultório é pequeno, nós indicamos o Simples Nacional e Lucro Presumido, mas precisamos fazer os cálculos para saber qual melhor tributação para fonoaudiólogo. E não se preocupe que nosso time de especialistas vai te ajudar.

Contabilidade e controle financeiro: Nenhum consultório consegue crescer sem uma boa contabilidade e gestão financeira eficiente, para focar na redução de despesas e aumento da lucratividade.

Gestão do consultório: Aprender a gerir seu consultório em todos os setores, mas fique tranquilo que vamos ajudar você aprender e empreender. Você foca na fonoaudiologia e a Lungattosilva controla a contabilidade e a gestão financeira pra você.

Gostou das dicas para abrir seu CNPJ para fonoaudiólogo?

Clique nos botões abaixo e saiba como economizar nos impostos e na redução de despesas do seu consultório.

Categorias

CNPJ para Médico plantonista

Hoje temos muitos médicos que trabalham como plantonista e frequentemente recebemos perguntas se o CNPJ para médico plantonista vale a pena. Na grande maioria dos

Leia mais »