Médico precisa de Contador?

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Médico precisa de Contador? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais da medicina e pode ser a sua dúvida também.

E diante disso, a Lungattosilva Contabilidade Consultiva, especializada em contabilidade médica, preparou um conteúdo completo sobre o tema.

Por que médico precisa de contador?

Atualmente existem algumas possibilidades de atuar no mercado, exemplo:

  • Médico CLT;
  • Médico Autônomo (Pessoa Física);
  • Médico Pessoa Jurídica.

E são justamente essas possibilidades que costumam gerar dúvidas, não é mesmo?

Vamos explicar como funciona cada situação:

Médico CLT: O profissional que atua como CLT, possui um contrato de trabalho com determinada empresa e vínculo mediante carteira de trabalho assinada.

Neste caso o médico não precisa de contador, exceto para a elaboração e entrega da declaração anual do imposto de renda, quando necessário.

Médico Autônomo (Pessoa Física): Já o profissional autônomo que atua por conta própria, seja em clínicas ou consultório próprio, precisa da assessoria de um contador especializado.

Isso porque é necessário que o profissional mantenha mensalmente a escrituração do Carnê Lerão a fim de apurar o Imposto de Renda sobre seus rendimentos, e consequentemente recolher a guia DARF com os valores devidos.

Nessa situação, é fundamental o apoio de um contador para evitar os erros no preenchimento da declaração, bem como evitar o pagamento à maior dos tributos.

Médico Pessoa Jurídica: Por fim, o profissional que atua como pessoa jurídica, ou seja, que opta por abrir um CNPJ e prestar serviços como empresa, precisa indiscutivelmente de um profissional contábil. Nesse caso é o contador responsável, que poderá aproveitar diversos benefícios, perante a legislação, proporcionados pelo CNPJ, dentre eles a significativa redução da carga tributária, quando comparado aos médicos autônomos.

Já deu pra perceber que o médico precisa de contador, seja ele autônomo ou pessoa jurídica.

Qual a melhor opção: Médico pessoa física ou pessoa jurídica?

Já sabemos que o médico autônomo e o médico pessoa jurídica precisa de contador, mas qual a melhor alternativa: abrir uma empresa e constituir CNPJ ou atuar como profissional autônomo?

A propósito, responder essa questão é uma das principais atribuições do contador na assessoria de médicos e outros profissionais de saúde. Veja:

Médico Autônomo (Pessoa Física)

O médico autônomo recolhe seus tributos com base na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física, cuja alíquota pode chegar até 27,5% sobre os seus rendimentos.

Por esse motivo é válido destacar que atuar como pessoa física pode não ser uma opção vantajosa para o profissional da saúde, considerando a carga tributária elevada para autônomos.

Além disso, esse profissional precisa preencher mensalmente o Carnê Leão e gerar uma guia DARF para pagamento do Imposto de Renda.

Médico Pessoa Jurídica

O médico pessoa jurídica pode ser enquadrado tanto no regime tributário Simples Nacional ou no Lucro Presumido.

E é uma das funções da contabilidade para médicos elaborar um planejamento tributário e indicar a melhor opção.

No Simples Nacional por exemplo, a alíquota inicial é de 6 % com faturamento até 180.000,00 anual. Uma alíquota significativamente inferior ao aplicado às pessoas físicas.

Sem contar que o médico pessoa jurídica conta com outras facilidades, como a possibilidade de emitir notas fiscais e atuar em clínicas e hospitais por meio do seu CNPJ, o que é cada vez mais comum atualmente.

Depois desses esclarecimentos, não restam dúvidas, atuar como médico pessoa jurídica é a melhor opção.

Procurando uma contabilidade para médicos ou clínicas médicas? Conte com os benefícios que somente uma contabilidade especializada em saúde pode oferecer:

  • Orientação para solicitação de glosas;
  • Orientação para emissão de notas fiscais;
  • Solução de pendências nos órgãos públicos;
  • Atendimento humanizado;
  • Assessoria completa com profissionais especializados;
  • Entrega de obrigações legais rigorosamente em dia;
  • Redução da carga tributária;
  • Terceirização do financeiro.

Servir com qualidade e honestidade, garantindo a completa satisfação dos nossos clientes, é o nosso maior objetivo. Conte conosco!

Categorias